Bem-estar, Destaques, Esporte, Notícias, Saúde

28 set

As vantagens do treino intervalado

às 11h16

Alternar a intensidade da corrida entre estímulos fortes, que são os tiros em um ritmo mais acelerado, e momentos de recuperação, em um ritmo leve, é um dos tipos de treino mais indicados para ganhar condicionamento cardiorrespiratório e ainda aumentar a velocidade média do corredor.

Quando falamos em estímulos, estamos falando de frequência cardíaca. E, nesse caso, deve-se trabalhar com a contagem da frequência cardíaca máxima, que equivale a subtrair sua idade de 220. Ou seja, uma pessoa de 34 anos, por exemplo, tem sua frequência cardíaca máxima em 186bpm.

Um estímulo forte corresponde ao pico do seu esforço, e geralmente fica entre 75% e 90% da sua frequência máxima. Já os estímulos fracos representam de 60 a 65%, que devem ser mantidos na fase de recuperação.

Há diversos métodos de treinos intervalados, mas quanto maior o estímulo, mais tempo de recuperação será necessário ao corpo. Essa é a dica básica desse treinamento.

É claro que, para os iniciantes na atividade, é essencial fazer uma avaliação física completa e ser acompanhado de um profissional. Com o tempo, você poderá fazer seus treinos intervalados sozinho, e o que vai ajudar muito nessa escolha é a presença de um frequencímetro – aparelho que mede os batimentos cardíacos, para que assim você possa ficar nas zonas adequadas e realizar os treinos com segurança.

E você, já conhece e/ou realiza treinos intervalados? Notou os resultados citados? Compartilhe sua experiência com a gente.

Tags: , , ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>