Bem-estar, Destaques, Saúde

04 mar

Novo estudo com genes mostra que a falta de sono afeta o sistema imunológico

às 18h22

Alguns estudos já nos mostraram que a obesidade, déficit cognitivo e até mesmo doenças cardíacas podem estar relacionada à falta de sono.

Um novo estudo britânico publicado no final de fevereiro desse ano, feito a partir da análise do ácido ribonucleico – molécula parecida com o DNA, mostrou os efeitos da falta de sono no funcionamento dos genes em 711 indivíduos.

Uma noite normal de sono de um adulto dura de sete a oito horas e, nesse estudo, os voluntários compararam o desempenho fazendo com que, na primeira semana, os participantes dormissem menos de seis horas por noite e, na segunda semana, mais de nove horas por noite.

Após a colheita da amostra de sangue em cada uma das semanas, constataram que:

o número total de genes afetados pela falta de sono foi 7x maior depois de uma semana de noites curtas, alterando o funcionamento de centenas de genes relacionados à inflamação, ao sistema imunológico e à resposta do corpo ao estresse.

Pois é, galera! Dormir bem é essencial para proteger nosso corpo, ficarmos mais relaxados e, consequentemente, melhorar o nosso desempenho durante o dia.

E você, quantas horas dorme por dia? 

Tags: , ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>