Alimentação, Destaques, Saúde

15 mai

Cafeína e seus efeitos no desempenho do exercício prolongado

às 18h34

Você toma muito café? Inclusive antes dos treinos? Mas você sabia também que a cafeína está presente em refrigerantes, bebidas energéticas, chocolate, guaraná, cola, chá-mate, no cacau e em vários outros alimentos, certo?

Seu efeito mais conhecido é o de ser um estimulante, atuando no sistema nervoso central e aumentando o estado de alerta, além de estimular a produção de dopamina, que ativa áreas do cérebro relacionadas à atenção.

estudos mostram que cafeína ajuda no desempenho de exercícios longos

Mas a cafeína também é considerada como substância que ajuda a melhorar o desempenho físico e, recentemente, estudos mostraram que ela melhora a tolerância ao exercício prolongado, aumentando a mobilização de gordura durante o exercício, preservando os estoques de glicogênio muscular.

Porém, a principal preocupação dos médicos é em relação ao seu consumo excessivo, inclusive o seu consumo deve ser controlado, e ela já é classificada pela ANVISA como suplemento nutricional, contraindicada para quem tem problemas cardíacos e para os hipertensos.

Por isso, para melhorar o seu desempenho nos exercícios, apenas consuma com orientação médica.

Tags: ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>