Bem-estar, Destaques, Saúde

10 mai

Especial Dia das Mães: depois do parto, sem pressa para recuperar a forma

às 18h15

Quem já é mamãe sabe que a vinda de um filho muda tudo. Uma série de mudanças acontece no corpo durante a gravidez, e persistem por algum tempo após o parto. O que muda muito também é o seu ritmo… de vida.

Se na corrida a mulher acelera, durante a gravidez e um tempo depois, terá que desacelerar. Aos poucos, as atividades vão voltando ao normal e, também, a rotina de treinamento.

A corrida então mais uma vez se torna aliada, pois ajuda o corpo a recuperar o ritmo de algumas funções, como a circulação e o funcionamento do intestino. E mais: ajuda a eliminar toxinas da gravidez, libera endorfina, ajuda a perder peso, melhora a autoestima e combate a depressão pós-parto.

Mas vá com calma. O tempo de retorno à atividade física após o parto é muito relativo, pois cada mulher reage de uma forma à chegada do bebê. O aval médico para voltar aos treinos é geralmente entre duas e cinco semanas após o nascimento do bebê, dependendo do tipo de parto e de vários outros fatores.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, o exercício aeróbico que se mantenha entre 55% a 85% da frequência cardíaca máxima é considerado seguro para a mãe que amamenta, eficaz no período pós-parto e não apresenta alteração significativa no volume e composição do leite materno.

Lembrando que nada substitui a consulta e o acompanhamento médico, o recado que fica para as recentes e futuras mamães corredoras é: recomece devagar, tenha paciência e faça apenas exercícios leves e moderados para não comprometer a sua saúde e a do bebê.

Feliz Dia das Mães!!!

Tags: , ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>