Não é de hoje que todo mês de outubro começa com uma missão: chamar a atenção para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
A campanha tem suas origens na última década do século 20, quando o laço rosa foi lançado pela Fundação “Susan G. Komen for the Cure” e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990 e, desde então, o movimento é crescente no cenário mundial.
Ato simbólico de iluminação em várias edificações, como o Congresso Nacional, Cristo Redentor, Pinacoteca de SP, entre outros, que participaram das últimas edições da campanha.
O movimento popular é comemorado em todo o mundo, e estimula a participação da população, empresas e entidades na luta e prevenção contra o câncer de mama, o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele.
Neste ano, a campanha prevê ações em várias cidades do País. Veja a programação da sua cidade e colabore também, seja utilizando o laço rosa ou mesmo com a iluminação rosa no seu trabalho.
PREVENÇÃO
Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de um centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença, por isso a detecção precoce é fundamental.
Para mais informações sobre o assunto, indicamos o site Mulher Consciente