Bem-estar, Destaques, Esporte, Saúde

18 out

Horário de verão começa neste fim de semana: mais um incentivo para treinar

às 19h03

No próximo domingo (20) começa a 38ª edição do Horário Brasileiro de Verão, válido para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Ou seja, à meia-noite do sábado (19) para o domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança se estende até o dia 16 de fevereiro do ano que vem.

Veja as regiões participantes no gráfico abaixo, elaborado pelo G1:

PARA QUE SERVE O TAL DO HORÁRIO DE VERÃO?
O objetivo é aproveitar os dias com mais tempo de iluminação solar para diminuir o consumo de energia elétrica no horário de pico (das 18h às 21h). A estimativa de redução prevista pelo Governo é de cerca de 5% nos Estados participantes, o que equivale a aproximados R$ 400 milhões na geração de energia.

E O QUE MUDA NO MEU TREINO?
Para os corredores noturnos, o bom é que como o sol demora mais para se pôr, dá aquela sensação de que o dia ainda não acabou e que ainda dá tempo de treinar. Portanto, é comum sentir-se mais motivado e usar a claridade do sol como incentivo para os treinos ao ar livre.

Já aqueles que preferem correr pela manhã, podem aproveitar a amplitude maior de horário para treinar, afinal, o sol demora um pouco mais a aparecer e a temperatura, a subir.

Além disso, o novo horário também influencia para quem apresenta dificuldades para pegar no sono ou para acordar, e a prática de atividade física passa a ser um ótimo auxílio no período de adaptação.

Então já sabe: aproveite o horário de verão para economizar energia elétrica, e não a energia do seu corpo! Bora treinar, pessoal…

Tags: , , ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>