Destaques, Esporte, Novidades tecnológicas

19 nov

Biocinética: conheça as vantagens do novo recurso tecnológico para avaliar atividades físicas

às 15h22

Quem iria adivinhar que as aulas de física sobre energia cinética durante o Ensino Médio seriam tão úteis para os praticantes da corrida. Cientistas descobriram que, através da análise cinemática (também conhecida como “biocinética”), os atletas podem contar com a ajuda da ciência e da tecnologia para avaliar as atividades físicas, além de diagnosticar, prevenir e tratar as lesões.

Um dos métodos mais modernos é a análise computadorizada dos padrões de movimento. Esse recurso tecnológico capta os movimentos (andar ou correr) dos segmentos corporais por meio de sensores, permitindo que um especialista avalie detalhadamente o corpo do atleta e identifique problemas, como má postura, execução incorreta e gestos de maior vulnerabilidade às lesões.

Com os avanços tecnológicos, a “biocinética” está mais acessível para qualquer praticante de atividades físicas. Ou seja, os atletas que não são “de elite” podem utilizar o recurso para avaliar e potencializar o desempenho. Se você tem contato frequente com os profissionais de Educação Física ou Medicina Esportiva, aproveite para pedir orientações!

Fonte: EuAtleta

Tags: ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>