Destaques, Esporte, Notícias, Saúde

28 jan

Mulheres se recuperam mais rápido do que os homens nos exercícios

às 18h35

Quem resiste mais aos exercícios físicos: o homem ou a mulher? Apostamos que você respondeu a primeira opção. Foi essa diferença de desempenho fez com que alguns pesquisadores buscassem outros contrastes fisiológicos entre os sexos.

E o resultado veio rápido: eles descobriram que, quando o assunto é recuperação pós-atividade, a mulher é mais rápida do que o homem.

Vários trabalhos científicos constataram que a reposição do estoque de energia, bem como a reparação do dano muscular provocado pelo exercício de maior intensidade, são mais avançadas no mecanismo feminino devido ao estradiol, o principal hormônio da mulher.

Produzido pelos folículos ovarianos femininos, o estradiol possui propriedades morfológicas e funcionais que contribuem para a recuperação das mulheres. Dependendo do caso, há algumas mulheres com nível maior ou menor de estradiol no corpo, portanto, algumas se reabilitam mais rapidamente que as outras.

Quanto aos homens, os pesquisadores ainda não encontraram um hormônio que exercesse a mesma função no corpo das mulheres, mas o assunto se tornou uma interessante fonte de pesquisas futuras. O jeito é aguardar mais notícias!

Tags:

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>