Destaques, Esporte, Saúde

30 jan

Pesquisa revela que caminhar ou correr diminui o risco de câncer de mama

às 15h37

Eis aqui uma notícia que vai encorajar mais mulheres a calçarem o tênis para dar uma corridinha ou caminhada.  De acordo com a pesquisa da revista científica Public Library of Science One, quem pratica exercícios aeróbicos, como a caminhada e a corrida, regularmente reduz o risco de mortalidade por câncer de mama em até 40%.

O autor da pesquisa, Dr. Paul Williams, do  Lawrence Berkeley National Laboratory,  explica que foram examinadas, especificamente, mulheres corredoras e praticantes de caminhada, ao contrário de outros estudos parecidos realizados com mulheres que fazem outros tipos de atividade física.

Para isso, foi analisada a possibilidade das praticantes de caminhada e corrida com seios maiores terem risco maior de mortalidade por câncer de mama. Por isso, as mulheres tiveram que declarar o tamanho do seu sutiã, peso, altura e ouros fatores de risco estabelecidos.

E o resultado não poderia ser melhor: caminhar ou correr diminui o risco de câncer de mama. Mas, apesar do resultado animador para as mulheres fisicamente ativas, muitos pesquisadores ainda tentam entender melhor como o exercício aeróbico protege contra o câncer de mama. Eles acreditam que o índice de estrogênio, hormônio responsável pelo desenvolvimento da doença, tenha influência nos resultados.

Por enquanto, o que sabemos é que a pesquisa ainda pretende acompanhar essas mulheres por mais tempo, com o objetivo de se aprofundar mais no assunto e verificar se os resultados também afetam o desenvolvimento do câncer ou não, e se a prática de atividade física e o tamanho dos seios elevam as chances de sobrevivência entre as que já têm câncer de mama.

Fica a dica para a mulherada que ainda precisava de um motivo para começar a mexer o corpo. Bora treinar?

Fonte: Mundo Ativo

Tags: , , , ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>