Bem-estar, Destaques, Saúde

06 fev

Exercícios físicos ao ar livre exigem cuidados especiais com a pele

às 17h20

Aproveitar o verão para se exercitar ao ar livre exige alguns cuidados com a pele. Afinal, o sol pode provocar danos em várias estruturas do corpo, como células, vasos sanguíneos e fibras.

Além de queimaduras, também pode ocorrer o envelhecimento precoce e câncer de pele, dois problemas de saúde que prejudicam a maioria da população. Neste caso, a proteção é o principal cuidado, com filtro solar, roupas adequadas, óculos, chapéu e procurar a sombra quando possível.

Em atividades dentro da água, a proteção também se faz necessária, pois parte da radiação atinge a pele. Dependendo do tempo de exposição, podem ser usados até os protetores especiais para surfistas e velejadores, por exemplo.

De acordo com os especialistas, é importante ficar atento ao índice ultravioleta das cidades. Dependendo da região, a incidência solar é maior. Para não correr o risco de proteger-se pouco, é recomendado o uso do protetor solar com mínimo de fator 30, lembrando-se de aplicá-lo a cada duas horas.

Hidratantes a base de uréiapolifenóis de uva, glicerina, D-pantenollactato de amônia,silicones e vitamina E também são ótimos para recuperar a pele danificada após o sol. Em caso de ardor e vermelhidão, hidratantes com aloe vera e camomila são úteis. Fique atento a temperatura do banho, que deve ser rápido e morno ou frio, com um sabonete com o pH da pele (como o de glicerina, por exemplo).

Conhece alguma outra dica? Deixe aqui nos comentários!

Fonte: Eu Atleta

Tags:

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>