Alimentação, Bem-estar, Destaques, Saúde

27 fev

Falta da vitamina D no corpo influencia no aumento do peso corporal

às 18h50

Todo mundo sabe que a vitamina D é fundamental para a saúde dos ossos, mas um estudo recente de pesquisadores ingleses comprovou a importância da substância para o coração, cérebro e também no mecanismo de proliferação e inibição das células. Sem contar com o fortalecimento do sistema de imunológico, auxiliando no combate de doenças como diabetes, hipertensão, esclerose múltipla e doença de Crohn.

Por outro lado, a falta de vitamina D pode acarretar diversos problemas para a saúde, sendo que um deles pouca gente imagina: o aumento do peso. Isso acontece porque a escassez dessa substância altera a produção de insulina, hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue e ingresso de glicose nas células – a queda brusca da glicemia é um dos principais estímulos para o aumento do apetite.

A deficiência da vitamina faz com que o nosso organismo resista à ação da insulina e, com isso, sinta a necessidade de produzir ainda mais esse hormônio, provocando a sensação de fome. Por causa desse desequilíbrio hormonal, o déficit de vitamina D faz com que a pessoa coma sem obter a saciedade, aumentando ainda mais o seu peso.

COMO REPOR A VITAMINA D?

Especialistas afirmam que é imprescindível a exposição ao sol, pois ela ativa a produção de vitamina D na pele por meio dos raios ultravioletas (UVB). Também é possível obter pequenas quantidades da vitamina D em alimentos, como leites e derivados, ovos e óleo de fígado de peixe e frutos do mar.

Existe também a possibilidade de repor a vitamina D sob a forma de suplementação, desde que haja orientação de um profissional para não haver uma hipervitaminose. Vale lembrar que, em grande quantidade, essa vitamina pode causar cálculo renal, por acúmulo de cálcio nos rins, e até osteopetrose, doença em que o excesso de cálcio na estrutura óssea a torna mais propensa a fraturas.

Portanto, fique de olho nessas dicas e aproveite uma ida ao supermercado para incluir alimentos fontes de vitamina D na sua lista de compras!

Fonte: Sua Corrida

Tags:

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>