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19 mar

Você conhece os benefícios do ovo para os atletas?

às 17h54

Por muito tempo, o ovo foi visto como um grande vilão da saúde. Mas, muitas pessoas se esquecem de que ele é como qualquer outro alimento: basta comer com moderação. Afinal, como dispensar uma fonte de proteína e outros nutrientes essenciais da sua dieta?

Ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fósforo, manganês, potássio… A lista de benefícios é enorme e não para por aí. A colina, que faz parte das vitaminas do complexo B, é o principal nutriente do ovo e atua na redução da absorção do colesterol ruim e, além de tudo, ajuda a reduzir a fadiga muscular.

Para o atleta, por exemplo, é uma ótima fonte de proteína (na forma de albumina) e item indispensável para quem busca a definição. Além disso, ele ajuda no bom funcionamento do cérebro e na saúde dos olhos. Quem quiser dar um “up” nos treinamentos, é ideal consumir duas claras de ovo cozidas após o treino para ajudar na recuperação muscular.

COMO CONSUMIR?

A forma de preparo também influencia na dieta. Em média, o ovo tem 77 kcal em sua forma cozida na água. Já o frito em óleo, tem o seu valor calórico em 128 kcal e a sua gordura aumenta em 40%. Assim, dá para ver que ele não é um grande vilão – o ideal é sempre consumi-lo na forma cozida. Portanto, fique de olho na quantidade. Caso você tenha uma dieta balanceada, é possível comer um ovo cozido por dia.

Na próxima vez que for ao supermercado, não se esqueça de incluí-lo na sua lista de compras, hein?

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