Destaques, Moda

17 jun

Como funciona o sistema de numeração dos sapatos?

às 16h07

Você sabia que a ideia de padronizar a numeração dos calçados veio do Rei Eduardo I, da Inglaterra, o mesmo que em 1305 decretou que se considerasse como uma polegada a medida de três grãos secos de cevada alinhados.

Portanto, os sapateiros da época passaram a fabricar, pela primeira vez na Europa, sapatos em tamanho padrão, baseando-se nos tais grãos de cevada. Um calçado que medisse, por exemplo, 37 grãos de cevada era conhecido como tamanho 37.

Hoje, há diversos sistemas de numeração de sapatos, que podem levar em conta comprimento e mesmo a largura do sapato. Os mais usados, no entanto, são os que seguem abaixo:

EUROPEU
Usado na França, Itália, Alemanha e na maioria dos países da Europa continental. A unidade de medida é o ponto francês ou parisiense, que mede 2/3 de centímetro. O zero fica no calcanhar e daí até a ponta do dedão avança 1 ponto a cada 0,66 centímetro.

INGLÊS
A contagem começa do zero, mas não exatamente em uma das extremidades do pé. O zero fica a 4 polegadas depois do calcanhar. Daí a numeração avança ponto a ponto – no caso, o ponto inglês, de 1/3 de polegada – até o número 13, o limite da medida infantil. Daí em diante começa a medida adulta, a partir do 1

AMERICANO
A única diferença entre o modelo americano e o inglês é que, nos Estados Unidos, a contagem inicial parte do 1, em vez do zero. Por isso, a numeração é sempre 1 ponto maior do que no padrão inglês. Mas, da mesma forma, há medidas para crianças e adultos.

BRASILEIRO
No Brasil, adotamos o sistema europeu, aumentando um número (ou ponto) a cada 0,66 centímetro. Por motivo de biotipos diferentes, usamos uma pequena variação. Como os pés brasileiros são mais largos, o padrão brasileiro coloca no calcanhar o -2 em vez do zero. Assim, um sapato 38 nacional tem o tamanho de um 40 na Europa.

Ficou na dúvida? Olhe a sola do próximo calçado que você comprar: ele virá com a numeração Europeia, Americana e Brasileira. Anote os números para caso precisar comprar um sapato no exterior. ;)

Fonte: Mundo Estranho

Tags: ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>