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23 set

Soja ajuda a melhorar o desempenho dos atletas

às 18h15

Quando éramos crianças, as nossas mamães nos faziam comer diversos alimentos com a premissa de que “era para crescer mais forte”. No caso dos atletas, a dica também prevalece, afinal, durante a corrida, o corredor gasta muita energia e precisa repor a sua musculatura com os nutrientes necessários.

A proteína, por exemplo, é um ótimo reconstrutor muscular e altamente recomendado para melhorar o desempenho. Mas, isso não quer dizer que você precisa ir para uma churrascaria devorar carnes. Você sabia que a soja (ela mesmo!) é um vegetal com alta fonte proteica? Graças ao aminoácido arginina, o alimento é responsável pela vasodilatação, ajudando a fornecer sangue para os seus músculos.

E não acaba por aí. A soja é um alimento rico em ácido glutâmico, que ajuda a aumentar os níveis de antioxidantes no organismo. Sem contar na capacidade de captação de glicose nos músculos, responsável por fornecer a energia que você gasta nos treinamentos.

BENEFÍCIOS NUTRITIVOS
Proteínas, fibras, gorduras poli-insaturadas, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, manganês, cobre, selênio e muito mais. Esses são alguns dos compostos nutritivos que a soja possui. Diferentemente das proteínas de origem animal, ela não reduz o pH sanguíneo e ainda ajuda a reduzir os índices de doenças cardiovasculares e neurológicas.

Os bioativos da soja têm ação antioxidante e desaceleram o processo de envelhecimento celular provocado pelos radicais livres. As isoflavonas presentes na soja possuem uma forma química semelhante a do hormônio estrogênio, sendo indicada para a redução dos sintomas da menopausa e da TPM. Por ser rico em fibras, além de auxiliar no bom funcionamento intestinal, ele promove a sensação de saciedade.

COMO INCLUÍ-LA NO MEU CARDÁPIO?
Farinhas, açúcares, aromatizantes, óleos e natural… Você pode encontrar essa proteína vegetal em diversas formas no supermercado ou em lojas especializadas em vendas de produtos naturais. Caso o sabor da soja não agrade o seu paladar, a dica é misturá-lo com frutas secas e até outros grãos.

Fique atento aos exageros: de acordo com a FDA (Food and Drug Administration), a recomendação de consumo diário é de 25g, o que equivale a aproximadamente 60g de grãos ou derivados.

Fonte: o2 Por Minuto

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