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05 dez

Como evitar o “efeito sanfona”?

às 10h59

O efeito sanfona é um dos principais pesadelos das pessoas que estão em busca do corpo perfeito ou até perder peso. Trata-se de um efeito em que você permanece magro por um tempo e, de repente, volta a engordar tudo de novo. E o pior de tudo: o efeito é uma espécie de círculo vicioso que afeta o psicológico do indivíduo, já que isso faz com que ele se sinta desanimado e desmotivado.

Confira abaixo as dicas do portal Sua Corrida e saiba como evitar isso:

1 – Mude o estilo de vida: coloque na cabeça que isso é uma decisão eterna – é muito mais do que fazer dieta para perder peso por algum tempo;

2 – Rompa com velhos hábitos: pense que eles só trouxeram prejuízo e assuma novos comportamentos que, com o tempo, irão se tornar hábitos saudáveis e automáticos;

3 – Procure um nutricionista: o profissional especializado pode prescrever uma reorientação nutricional compatível com o seu estilo de vida, a sua realidade, as suas necessidades e preferências. Você precisa reaprender a comer;

4 – Assuma a responsabilidade por seu emagrecimento: você é a principal interessada em perder peso. Emagreça por você, para se sentir bem – e não para agradar o namorado, para a festa de formatura da prima ou porque a moda pede um corpo enxuto;

5 – Elabore um plano de ação e coloque-o em execução: a maioria das pessoas arranjam uma série de desculpas para adiar o início do processo, até porque mudanças assustam. Mas prorrogar a decisão é piorar a situação – é sentir-se derrotado sem ter lutado. Troque a lamentação por ação agora mesmo!

6 – Estabeleça metas realistas: não pense “vou perder 10 quilos em um mês” ou “vou correr 15 km amanhã”. Metas inviáveis levam à frustração;

7 – Tire a motivação de dentro de você: errou? Corrige. Caiu? Levanta. Insucesso não é fracasso, é oportunidade de aprender alguma coisa. Seja feliz para emagrecer, não espere emagrecer para ser feliz;

8 – Seja flexível: nem tudo sairá conforme previsto. Haverá, sim, situações imprevisíveis no meio do caminho. Por isso, tenha um plano B para as circunstâncias que não podem ser previstas;

9 – Desenvolva sua autoestima: você merece ser feliz e obter o resultado desejado. Seja sua melhor amiga ou uma boa mãe para si mesma. Ame-se incondicionalmente. Tolere suas imperfeições, mas tente corrigi-las. Antes de dar desculpas absurdas para comer mais, pergunte-se: “será que vai ser bom para mim?”.

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