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28 jan

Como evitar a dor do lado do abdômen durante o seu exercício

às 17h18

A prática de atividades físicas pode ser muito prazerosa e compensadora, esteticamente e para a sua saúde, além da liberação de hormônios que causam a sensação de bem-estar e a melhora física que se torna um ótimo estímulo. Porém, muitas vezes no meio do exercício, na parte mais ágil, começa aquela pontada dolorosa bem abaixo das costelas. Este incômodo tem diversas causas, porém as principais são: a respiração pela boca e a má oxigenação do sangue.

Listamos algumas características e também possíveis causas e soluções. Assim, vocêpoderá treinar com mais tranquilidade e sem dores.

Fonte: Yahoo!

- Dor do lado direito: pode ser o impacto sobre o fígado. Ao correr, por exemplo, há a movimentação do corpo, e consequentemente dos órgãos, caso o movimento seja muito intenso pode haver a distensão do tecido que sustenta o fígado. Para amenizar a dor, diminua o ritmo do exercício, e logo ela desaparecerá. Nos próximos treinos, pegue mais leve.

- Dor na região central do abdômen: a causa provável é a respiração pela boca. Isso faz com que entre ar no estômago, causando a produção de ácido, trazendo a sensação de ardência e azia. Para evitar esse incômodo, diminua o ritmo e respire fundo pelo nariz.

- Dor na lateral do abdômen: se você sentir essa dor, muito provavelmente você está treinando num ritmo além do que o seu condicionamento aeróbio permite. Ao forçar os músculos além do que o seu corpo aguenta, haverá falta de oxigenação, causando a produção de ácido lático no músculo, gerando assim a dor. Diminua a intensidade do exercício, pois isso é um sinal de que o seu corpo está avisando que alguma coisa não está bem.

- Dor na lateral esquerda do abdômen: pode ser um sinal de que o seu baço está sobrecarregado. Durante o seu exercício há uma redistribuição do sangue para os músculos que estão mais ativos. A prática de alguma atividade repentina acaba pedindo uma maior quantidade de sangue, fazendo com que o fluxo aumente, além da capacidade dos vasos do baço, causando uma distensão e gerando desconforto. Para evitar esse tipo de incômodo, sempre aqueça e alongue corretamente antes de se exercitar.

- Dor na lateral das costas: esta dor é sinal de que você está na postura errada. Caso você pratique exercícios arqueado para a frente, você está pressionando o seu diafragma, dificultando assim o trabalho dele, além de diminuir o fluxo de sangue que deveria chegar até ele. Sempre procure utilizar roupas confortáveis, tênis adequados, sem pressionar nenhuma parte de seu corpo, evitando assim a má circulação e má oxigenação durante o exercício.

- Dor no abdômen: quando sentir esta dor veja se faz tempo que você realizou a sua última refeição. Ao praticar alguma atividade física com estômago cheio, diminuirá a quantidade de sangue no processo de digestão, causando assim dores e até vômitos. Faça sempre refeições leves e com certo tempo antes da sua atividade física.

Fonte: Minha Vida

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