Bem-estar, Destaques, Saúde

07 mai

Como evitar lesões por movimentos repetidos

às 17h49

Nos dias atuais, muitas das nossas atividades se tornam repetitivas, causando dores e lesões em nervos e músculos, pois cada vez mais ficamos na frente do computador digitando, causando problemas nos dedos, braços e coluna.
Esses problemas estão ligados à Lesão por Esforço Repetitivo, a LER. Ela não é uma doença, mas abrange problemas nos ossos e músculos. Geralmente, a LER está ligada ao trabalho, mas não é regra.

As lesões mais comuns são em pessoas que usam muito o computador, digitando e usando o mouse, atendem telefones, transferem telefonemas ou tiram cópias de documentos. Para quem trabalha em casa, os serviços domésticos também geram problemas, sendo necessário pegar corretamente panelas e usar vassouras com a postura correta.

Para evitar estes problemas e o surgimento de dores, é necessário seguir três aspectos principais: realizar pausas durante as atividades e respeitar os limites do corpo; a altura e posição dos itens devem estar adaptadas à pessoa; e é necessário ter atenção com a postura.

Em todas as atividades, o ideal é usar o corpo todo. Por exemplo, ao se abaixar para pegar algum objeto no chão, o correto é dobrar os joelhos. E no caso do computador, em que a LER é mais comum, a cadeira e a mesa devem ficar na altura que ao usar, o braço fique no ângulo de 90 graus e os dois pés devem estar apoiados no chão.

Tags: , , , ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>