Alimentação, Bem-estar, Destaques, Saúde

28 jul

Gastrite: mitos e verdades

às 18h30

Alguns mitos rondam a gastrite, como as suas causas, fatores que pioram a sua existência e o que não tem nenhuma influência. Confira:

  • Mascar chiclete dá gastrite: MITO
    O ato de mascar chicletes não possui relação alguma com o desenvolvimento de inflamações a mucosa do estômago. Quem masca muito chiclete pode ter outros problemas de saúde por conta da ingestão do açúcar, porém, nada relacionado à gastrite.
  • Ficar sem comer dá gastrite: MAIS OU MENOS
    Ao ficar muito tempo se alimentar, quando a comida chega no estômago, o suco gástrico aumenta, podendo gerar desconforto e dores. Apesar de fazer mal, esse hábito não vai causar uma gastrite no indivíduo.
  • Estresse causa gastrite: MITO
    O estresse está relacionado ao refluxo, que é o que acontece quando o ácido do estômago sobre para o esôfago em vez de seguir o trajeto da digestão. Porém, todo mundo tem um órgão considerado de choque no organismo. Uns perdem cabelo quando passam por um quadro de nervoso extremo, outros têm dores de estômago.
  • Tomar café pode causar gastrite: VERDADE
    Bem como o cigarro, o álcool e a pimenta, o café pode gerar uma irritação na mucosa do estômago.
  • Comer frituras pode causar gastrite: MAIS OU MENOS
    Os alimentos com muita gordura, como os fritos, exigem muito mais do organismo para realizarem a digestão. A sensação de estômago cheio pode ser confundida com gastrite, mas, na verdade, é apenas um alerta de que a sua dieta não está correta. Porém, para os que já possuem a gastrite, é necessário evitar esse tipo de alimento, optando sempre por uma opção mais leve.
  • A gastrite pode evoluir para úlcera: MITO
    O que pode levar ao desenvolvimento de uma úlcera é a infecção pelo H-pylori ou a ingestão de analgésicos, não a gastrite.
  • Remédios podem causar gastrite: VERDADE
    Os anti-inflamatórios interagem com substâncias presentes na mucosa do estômago, diminuindo, podendo causar inflamação e até úlcera.
  • Tomar leite alivia a dor de estômago: VERDADE
    O leite é alcalino, neutralizando momentaneamente a acidez no estômago, responsável pela sensação de desconforto. Porém, quem tem uma dor persistente no estômago e opta pelo alívio momentâneo do leite deve lembrar de que essa bebida é muito gordurosa, exigindo mais do estômago para ser digerido, forçando e aumentando a dor. O ideal é sempre buscar um especialista caso haja dores e desconfortos.

Fonte: UOL Notícias

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>