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04 ago

Dicas para dormir bem

às 18h09

Nos dias atuais dorme-se cerca de 1h30 a menos do que na década de 1990, e nunca o mundo teve tantos problemas com insônia e distúrbios do sono.
A dificuldade para dormir pode ter diversas causas, mas a principal delas é a iluminação artificial noturna. O corpo possui um “relógio biológico” que é controlado por hormônios e regulados pela exposição à luz. Ou seja, quando está de dia, o corpo entende que deve ficar acordado e alerta e, com o anoitecer, a melatonina é secretada, indicando ao corpo que está na hora de relaxar a desacelerar.

Graças à invenção da lâmpada e luz artificial de todas as naturezas, o corpo começou a se enganar com uma luz que antes não existia, e a produção deste hormônio do sono passou a ser prejudicada, afetando o descanso e relaxamento na hora certa.

Para evitar que essas luzes atrapalhem a sua hora sagrada de dormir, listamos algumas dicas:

  • Evite luzes brancas. Na hora de comprar as lâmpadas para o seu quarto, prefira sempre as mais amareladas, denominadas quentes;
  • Desligue todas as telas luminosas perto da hora de dormir. O ideal é parar o uso em até 2h antes da hora prevista de dormir;
  • Caso seja impossível evitar as telas, deixe a intensidade da luz das telas para o mínimo possível;
  • Utilizar aplicativos de “tela vermelha” ajudam a reduzir o componente da luz azul emitida (responsável pela disfunção do sono). Esses aplicativos funcionam em Windows, Mac e iPhone;
  • Durma no escuro total. Qualquer luz, por menor que seja, diminui a produção de melatonina, prejudicando a qualidade do seu sono e descanso.

Dormir bem é a base para a sua saúde! Sem uma boa noite de sono, o seu humor é alterado, o seu aprendizado e concentração são prejudicados, além dos diversos problemas de saúde a longo prazo. Caso este problema perdure, procure sempre um médico para obter o tratamento adequado.

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