Alimentação, Bem-estar, Destaques, Saúde

02 set

O que comer antes de uma corrida?

às 17h52

Ingerir o alimento correto antes de uma prova de corrida faz muita diferença em seu rendimento. Cada alimento possui um efeito diferenciado no organismo, estimulando determinadas reações e anulando outras, seja para uma volta na praça ou para correr uma maratona. De acordo com nutricionistas esportivos, os alimentos que devem ser consumidos variam de acordo com grupos alimentares, idade e gênero.
É importante ressaltar os carboidratos e proteínas para a realização dos exercícios. Os carboidratos fornecem energia aos músculos, porém, o corpo humano armazena glicogênio para correr entre 60 e 90 minutos apenas. Desta forma, quando as reservas se esgotam, a pessoa sente como se tivesse perdido toda a energia. É importante consumir uma boa quantidade deste nutriente, mas sem sobrecarregar o organismo.

Na questão de idade e gênero é necessário atenção, pois os jovens atletas precisam de alimentos suplementares, para que consigam ter mais energia e crescer. Vitaminas com frutas e leites são boas opções. Para pessoas maiores de 50 anos é necessário uma quantidade grande de proteínas para manter a massa muscular. Leve em conta alguns alimentos e grupos específicos:

Beterraba: este alimento melhora o rendimento dos atletas, graças ao alto teor de nitrato. O composto presente na beterraba se transforma em óxido de nitrogênio, reduzindo o gasto de energia e oxigênio durante o exercício, permitindo uma velocidade maior por mais tempo durante uma prova.

Grãos integrais: para obter um ritmo rápido e constante, as pessoas precisam contar com as reservas de carboidratos no corpo. Este grupo é importante, uma vez que se transforma em glicose e se utiliza para fornecer energia para os músculos.

Cálcio: o cálcio é o nutriente que desenvolve e mantém a densidade dos ossos, ajudando a evitar lesões. O recomendável é que adultos e crianças maiores de nove anos consumam 1300mg de cálcio por dia. Os laticínios, por exemplo, são as fontes mais comuns, porém há outras opções como produtos de soja, espinafre, brócolis ou pequenos peixes, como anchovas e sardinhas.

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