Há uma grande polêmica em torno do consumo de carboidratos a noite. Muitos dizem que ele faz você engordar, e muitos dizem que ele não é tão vilão assim. Qual será a verdade?
De acordo com nutricionistas, o problema nunca esteve no carboidrato, porém na qualidade de alimentação durante o dia e o estilo de vida. Se você pratica atividade física regularmente, não há problemas em seu consumo, ele dá um gás a mais no exercício. Porém, se você é sedentário, o efeitos será o oposto.
Ainda de acordo com estudos, mais precisamente da Universidade Hebraica de Jerusalém, a ingestão de carboidrato durante a noite aumenta a produção de leptina, hormônio responsável por controlar o apetite, ou seja, você sentirá menos fome no dia seguinte.
Endocrinologistas ensinam como acrescentar o carboidrato ao prato: ele deve estar sempre acompanhado de proteínas, vegetais e gorduras boas. Isso vai evitar o quadro de hipoglicemia, no qual são liberados a adrenalina e o cortisol, hormônios do estresse que desaceleram o metabolismo e impedem a queima de gordura.