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29 jan

Proteína na dieta ajuda a emagrecer

às 14h05

Muitas pessoas aderem a dietas loucas e sem fundamentos na busca do emagrecimento. Dieta da lua, da sopa, do passarinho e inúmeras outras. A questão é que sem o acompanhamento de um nutricionista, muitos retiram alimentos essenciais para a nossa saúde, como a proteína. Além de serem as principais matérias-primas de nossa estrutura muscular e da manutenção de nossos órgãos e tecidos, as proteínas auxiliam na formação de hormônios, anticorpos e também são quebradas em aminoácidos, que são fundamentais nas estruturas do nosso corpo.

Uma importante dica para perder peso com saúde, vem de estudiosos que garantem que aumentar a ingestão de proteínas no café da manhã diminui a fome durante o dia. Mas esta dica não irá adiantar se não cuidar do que come também no restante do dia, pois emagrecer com saúde é ter comprometimento e acompanhamento de profissionais durante todo o processo.

Quando pensamos em proteína, logo ligamos às carnes vermelhas, fontes ricas desse nutriente. Mas seria estranho e até prejudicial comer carne vermelha todos os dias no café da manhã, não? Mas muitos outros alimentos podem oferecer os mesmos benefícios sem comprometer a saúde: ovos, laticínios, cogumelos e algumas sementes são alguns bons exemplos de alimentos proteicos e a maioria deles faz parte do cardápio do café da manhã do brasileiro.

A alimentação noturna também conta muito na dieta, é recomendado não ingerir carboidratos neste período do dia. Trocar os alimentos habituais por integrais é um grande passo, como pães, bolachas e massas integrais. “A circunferência abdominal diminui sensivelmente em uma semana e a troca dos carboidratos por alimentos ricos em fibras é capaz de diminuir o pico de açúcar e insulina no sangue, o que reduz sensivelmente a chance de você se tornar diabético”, explica o endocrinologista Maurício Hirata.

Se por acaso você fugir da dieta, não desanime. “Não precisamos desanimar, mas temos que ter consciência que para a perda de peso ser contínua e efetiva, a dieta e o esforço devem ser diários. Na fase da manutenção de peso, aí sim podemos relaxar e sair da dieta de vez em quando”, pondera Hirata.

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