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01 fev

Mamães atletas

às 12h23

Praticar atividades físicas contribui para a saúde e bem-estar do corpo, até mesmo durante a gravidez, mas nem toda gestante pode fazer exercícios. Há riscos de parto prematuro, sangramento uterino, hipertensão descontrolada, placenta prévia, doença do coração, diminuição dos movimentos do feto, entre outros. Por isso é sempre recomendada a consulta e o acompanhamento de médicos e educadores físicos.

Se estiver tudo sob controle e liberado pelo médico, as atividades físicas devem ser leves e relaxantes, podendo ser realizadas diariamente, mas sempre sem exageros. Caminhada, hidroginástica, natação, ioga, bicicleta ergométrica e alongamento são boas atividades para mulheres durante toda a gestação. Estes tipos de exercícios ajudam a controlar o ganho de peso, amenizam dores e incômodos, não prejudicam os joelhos, dão força e resistência, além de melhorar o sistema cardiovascular, trazendo benefícios para a mãe e para o bebê.

Quem já praticava atividade física antes da gravidez tem mais opções do que a mulher sedentária e que começou a fazer exercícios apenas depois de engravidar. Mas lembre-se, sempre é necessário o acompanhamento médico.

Para preservar a saúde da mãe e do filho, a alimentação também não pode ser exagerada. A gestante não pode “comer por dois”. Excessos podem causar sobrepeso para o bebê. Uma boa alimentação com atividades físicas adequadas durante a gravidez é sinônimo de uma gestação saudável.

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