Destaques

16 mar

Lenços Multiusos

às 16h50

Versáteis, os lenços são aliados nos dias frios para esquentar, ou nos dias quentes para estilizar. No pescoço, na cabeça, na cintura, na bolsa, vale tudo para deixar qualquer look cheio de estilo e muito criativo.

Para os dias de calor, lenços, echarpes de tecidos leves e estampados são a melhor escolha, já que não é necessário para se aquecer. O lenço na cabeça como tiara ou turbante é um bom truque para formar produções do dia a dia, especialmente com cores fortes ou estampas.

Os dias mais frios pedem cachecóis e lenços de tecidos mais pesados, que podem ser usados mais soltos ou com amarrações mais volumosas e criativas. Combinar o acessório com gorros e luvas é uma ótima saída para compor um belo look de inverno.

Para a especialista em imagem, Claudia Piantini, o uso das peças varia de acordo com estilo de cada um: “Tudo depende da personalidade e mensagem que se quer passar”. A especialista deu algumas orientações para melhorar o uso em diferentes estilos e ocasiões:

Cores e estampas: “Na hora de escolher cores e estampas dessas peças, que ficarão próximas da face, é importante prestar atenção no tom de pele e formato de rosto”, afirma. Relacionar o formato do rosto com o das estampas também é importante: mulheres de rostos quadrados realçarão a característica com estampas geométricas. Para suavizar, recomenda-se a procura por peças lisas.

Proporções: o tamanho do corpo e do pescoço também pode fazer a diferença na hora de harmonizar as peças. Mulheres com pescoço curto devem optar por modelos sem muito volume, deixando à mostra um pouco da pele para não dar a impressão de que não tem pescoço.

Para quem tem estatura média ou baixa, Cláudia recomenda atenção às pontas do lenço: “Pontas no mesmo alinhamento criam um efeito que diminui, achata a silhueta. Para alongar, é interessante deixar as pontas desiguais”, explica.

Nas proporções do corpo, o que vale são as características que a mulher deseja realçar ou disfarçar: mulheres com quadril grande podem usar lenços volumosos no pescoço para tentar equilibrar. Para as que tem ombros mais largos, é importante tomar cuidado com o volume das peças para não realçar essa parte do corpo.

Styling: os lenços e echarpes permitem opções diversas como usar no pescoço, no cabelo, na bolsa, na cintura, tudo depende do estilo próprio de cada pessoa. Turbantes e amarrações na cabeça, por exemplo, combinam com mulheres de estilo criativo ou dramático, enquanto tecidos mais nobres e cores neutras combinam com mulheres de estilo mais clássico.

Para quem quer usar a peça numa bolsa, o cuidado deve ser com o tamanho do tecido, para não desequilibrar as proporções.

O uso na cintura ainda é o menos comum, mas vem de uma tendência atual da moda, como explica Cláudia: “O lenço na cintura vem de uma referência cigana, nômade, que a moda adota. É a ideia de trazer consigo seus pertences, e daí surgem, por exemplo, o uso de vários anéis numa só mão ou dedo, e a amarração do lenço na cintura, através de uma noção de movimento”.

Inspire-se e procure por tutoriais para aprender diferentes amarrações e combinações para poder usar uma mesma peça várias vezes sempre de um modo diferente.

Tags: , , ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>