Destaques

12 set

Como andar de maneira certa

às 17h37

Parece óbvio saber andar, mas muitas pessoas não fazem isso corretamente, o que causa problemas sérios no futuro. Para caminhar de maneira certa, é preciso primeiramente estar atento ao seu tipo de pisada e à sua postura.

Evite pisar com a ponta do pé ou com muita força no chão. O correto é colocar primeiro o calcanhar no solo e depois a planta do pé. A sequência ideal da pisada é: calcanhar (supinação) -> arco do pé (pronação) -> dedos (supinação).

Se você está com pressa ou deseja andar mais rápido, evite dar passos largos. Há o perigo de cair e o risco de torções acontecerem. O recomendado é dar passadas curtas com um intervalo menor de tempo.

A postura é outro detalhe extremamente importante. É preciso caminhar com a cabeça ereta, na altura dos ombros (que devem estar relaxados) – como se estivesse sempre olhando para o horizonte, contraindo o abdômen e alternando entre os pés e braços para seguir o movimento do corpo.

Outro fator importante é o calçado, que deve ser o mais apropriado possível para as situações. O tênis sempre é a melhor opção, desde que seja do tamanho certo e tenha sistema de amortecimento para não causar dores nas costas e na canela.

Os braços devem estar para baixo, levemente dobrados, com o balanço natural e suave.

Para proteger a coluna, o abdômen deve estar contraído, estável e ereto. Esse movimento permite também apontar o cóccix (ossinho no final da coluna) em direção ao chão, alinhando a coluna vertebral.

Tags: , , , ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>