Destaques

23 set

Sabe o que faz bem pra sua saúde e bem-estar? Seus amigos

às 18h12

Segurar a barra, fazer piada, saber dos seus segredos e apelidos que você não gosta e ainda estar juntos nos melhores e nos piores momentos da sua vida. Pois é, além disso, a amizade tem outra função importante: ela faz bem à saúde física e mental!

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte analisaram dados combinados de quatro pesquisas mostrando a rotina dos participantes desde a adolescência até a velhice, cruzando informações de indicadores essenciais que contribuem para o desenvolvimento de problemas de saúde como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e câncer.

Durante a adolescência, por exemplo, o isolamento social aumentou o risco de inflamação e do sedentarismo. Já os mais integrados socialmente obtiveram uma proteção maior contra a obesidade. Na velhice, por sua vez, o isolamento social mostrou-se prejudicial ao desenvolvimento e controle da hipertensão — mais do que o diabetes, o que também é confirmado por outro estudo, da Escola de Saúde Pública de Harvard, em que homens idosos com muitos amigos têm no sangue uma concentração muito menor da substância interleucina-6 (que causa inflamação e é considerada fator de risco para doenças cardiovasculares), em comparação com os homens mais solitários da mesma faixa etária.

E não para por aí: uma pesquisa australiana apontou que pessoas com uma rede estabelecida de amigos vivem 22% mais tempo do que aqueles que se isolam. Já a Harvard Medical School diz que quando um amigo está contente, a chance de você começar a rir à toa é de 60%. Ou seja, amigo é coisa pra se preservar!

Ok, você já entendeu o recado, certo? Aproveite cada oportunidade de juntar os amigos de infância e bora curtir a vida com mais saúde.

Tags: , , , ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>