Destaques

31 out

Como evitar bolhas e calos nos pés

às 15h25

Nossos pés sempre sofrem quando ficamos estressados, pois o atrito e o peso aumentam, ainda mais se estivermos usando calçados inadequados. Isso acaba gerando calos e bolhas que necessitam de cuidados especiais para tratar e prevenir dores e infecções.

De acordo com especialistas, o atrito sobre a pele causa a separação da epiderme e derme (primeiras camadas da pele), fazendo com que o líquido das células da camada basal, que fica entre elas, dê origem a uma bolha.

Quando há o atrito constante, a camada basal aumenta a produção de queratina, deixando a pele mais espessa, formando um tipo de proteção para aquela região. Desta forma, após um longo tempo de atrito, é formada a calosidade. Em pés insensíveis, como ocorre em pessoas com diabetes, os calos podem evoluir para úlceras, desencadeando problemas que podem levar à amputação.

Para tratar bolhas, siga estas dicas: 

-Não estoure a bolha;
-Evite calçados que peguem no local machucado;
-Em casos extremos, fure a bolha com uma agulha de injeção esterelizada;
-Nunca remova a pele da bolha;
-Proteja com curativos adesivos compostos por hidrocoloides e silicones.

Para prevenir problemas com os pés: 

-Utilize calçados confortáveis e adequados para aquela atividade;
-Compre sapatos no tamanho adequado, ajustados aos pés, e de preferência no final da tarde quando os pés têm tendência a estarem inchados;
-Evite usar meias com costuras grossas, assim evitará a fricção;
-Mantenha a pele bem hidratada;
-Utilize protetores de silicone nas áreas sujeitas a atritos;

Tags: , , , ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>