Bem-estar, Destaques, Saúde

20 fev

Como cuidar dos pés no frio

às 15h52

Nos dias de calor absurdo que estamos vivendo, é normal cuidarmos mais dos pés por eles ficarem sempre mais expostos no dia a dia. Mas, logo a temporada outono/inverno vai começar e precisamos continuar cuidando de quem tanto nos aguenta.

No frio, nossos pés ficam enclausurados dentro de sapatos e botas e é exatamente por isso que merecem uma atenção especial. As meias que aquecem nossos pezinhos também fazem eles suarem mais, deixando a parte de dentro dos calçados quente e úmida – extremamente propício para que bactérias e fungos se proliferem e causem doenças e mau cheiro.

A podóloga Tatiany Kermessi recomenda que para evitar micoses, o ideal é fazer a limpeza dos pés com loções e cremes específicos e SEMPRE secar muito bem entre os dedos após o banho. “Outro cuidado que precisamos ter é com relação à higienização dos calçados e o uso de meias de algodão que absorvem a transpiração”, lembra Tatiany.

Outro problema que pode ocorrer é a unha encravada causada pelo corte errado dos cantos. Esse problema pode se agravar com o uso de sapatos fechados e apertados. Neste caso, o ideal é procurar um especialista para cuidar do problema.

No inverno, os calos costumam incomodar mais também. Rígidos e sensíveis, eles crescem e alteram o formato dos pés, causando muitas dores e desconfortos que maximizam com o uso de calçados fechados. Como afirma a podóloga Tatiany, neste caso também é recomendado que a pessoa não tire os calos de forma caseira e procure um profissional..

Veja 5 dicas para cuidar dos seus pés no outono/inverno:

1. Dê preferência para meias de boa qualidade, que permitam que os pés respirem.

2. Nem um pouco largo, nem um pouco apertado: é preciso que o sapato esteja confortável.

3. Hidrate os pés com um creme específico para a região.

4. Para pessoas com lesões neuropáticas (diabetes, hanseníase) não é aconselhável o hábito de andar descalço.

5. Se perceber qualquer alteração nos pés, ou se eles apresentarem dores constantes, procure seu médico.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>