Bem-estar, Destaques

06 fev

Como ter mais disposição ao acordar

às 17h13

Disposição e sono são palavras que andam juntas. Muitas vezes, ao escutar o despertador, as pessoas já começam o dia sem disposição, só começando a funcionar no fim da manhã ou começo da tarde.

Na maioria das vezes, a dificuldade para acordar bem disposto tem um grande culpado: a privação de sono. Ela pode ser prejudicial ao rendimento e à saúde, causando problemas de memória, humor, falta de atenção e, é claro, sonolência. Por isso, separamos 8 dicas para tornar a tarefa de acordar com disposição mais fácil.

Tenha horários constantes
O corpo pode não ser exato, mas ele é regido por um relógio biológico. Manter uma hora certa para dormir e acordar ajuda a regular um pouco mais nosso corpo que vai aprendendo a hora certa de estar desperto ou sonoloento.

Use e abuse da luz
Um dos reguladores do relógio biológico é a luz, e o sol é um excelente indicador para o corpo que está na hora de acordar.

Relaxe antes de dormir
O mais indicado é não fazer atividades estimulantes. Trabalhar, ver televisão, navegar na internet, jogar videogame, tudo isso excita a mente e deve ser evitado horas antes de dormir.

Não enrole na cama
Ao enrolar na cama, você tira a sensação que lá é um local de sono, o que pode dificultar a chegada do sono à noite.

Nada de botão soneca
Ele pode fazer mal, porque se tem um sono fracionado, que é de segunda qualidade, e acaba-se dizendo ao corpo que ele pode dormir assim, o que não é certo.

Atividade física pela manhã
A atividade faz muito bem à saúde, e quando feita logo cedo, colabora para a disposição.

Atenção ao cardápio
Os alimentos também influenciam no sono, especialmente a cafeína, que afasta a sonolência. Além disso, pesquisas indicam que proteínas pela manhã podem aumentar características como atenção e memória logo cedo.

Consulte um especialista
Se mesmo com todas essas dicas, está difícil conseguir acordar cedo e com disposição, talvez esteja na hora de buscar ajuda profissional.

Fonte: Minhavida

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