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27 mar

Conheça os tipos de pisada

às 15h32

Muitas pessoas não sabem, mas existem 3 tipos de pisadas que refletem diretamente na saúde do seu corpo. Para corredores, principalmente, a pisada faz toda a diferença. Inclusive, existem tênis mais adequados para cada tipo de pisada para evitar vícios posturais, leões e dores nos joelhos, tornozelos e coluna.

Para descobrir qual tipo é a sua é bem simples: molhe a sola dos pés e ande sobre um jornal. Fique atento ao formato do desenho que fica no piso, conforme a figura a seguir.

Pisada pronada (pé chato)
Pé com o arco bem acentuado e curvo. Quando toca no chão, o pé apoia seu lado interno e se contorciona para dentro, ganhando impulso com o dedão. Este movimento pode desalinhar o tornozelo, os joelho e os quadris. Em geral, a pronação aumenta o risco de dores nas articulações.

Pisada supinada (pé cavo)
Neste tipo, o pé toca o chão quase por inteiro. O lado externo do calcanhar serve de apoio e o movimento continua se apoiando no lado externo do pé, ganhando impulso no dedinho. Com o peso do corpo nos dedos de fora, o risco de lesões se dá principalmente nos joelhos, pés e nas costas.

Pisada neutra (pé normal)
Considerado o modo ideal de pisar, este tipo possui um equilíbrio entre o nível de pronação e supinação, criando uma absorção de choque eficiente no apoio da pisada. O pé toca o chão apoiando o lado externo do calcanhar e se move levemente para dentro, seguindo em linha reta até a elevação do dedão. É o tipo com menor risco de lesões.

Para corrigir os excessos de pronação e de supinação, consulte um ortopedista.

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