Bem-estar, Destaques, Saúde

10 abr

Sapato de bico fino causa joanete?

às 15h02

Existem muitos e muitos modelos de sapatos de bico fino, mas alguns apertam os dedos e podem causar dores e incômodos. A dúvida é: será que o sapato causa joanete? Segundo ortopedistas, sim!

Alguns modelos possuem a ponta do sapato muito estreita, apertando muito os pés. Assim, o risco de desenvolver joanetes é maior. Isso acontece porque o bico fino comprime a estrutura dos dedos, principalmente dedão e dedinho, desviando o osso metatarsiano, o que gera a aparência de um calo.

Para você entender melhor, joanete não é um osso novo que surgiu, mas sim uma deformidade óssea que causa muita dor, desconforto e até rigidez do dedo deslocado. Sapatos inapropriados, herança genética, doenças autoimunes, anatomia anormal dos pés e pisada errada são alguns fatores que também podem colaborar para o surgimento de joanetes.

O tratamento normalmente é baseado no uso de sapatos confortáveis, protetores e até cirurgias.

Mas, calma. Existem modelos bonitos e confortáveis para você usar. Não é para você parar de usar sapatos de bico fino de uma hora pra outra. Mas sim analisar se o modelo que você tem em casa aperta os dedos dos seus pés. Se este for o caso, troque os sapatos.

O importante é evitar usar calçados que apertem os dedos e causem algum desconforto, além de procurar o acompanhamento de um ortopedista assim que surgir alguma dor ou mudança na estrutura dos pés.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Faça o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>